Base com Cooler para Notebook funciona mesmo?

|

A alta temperatura interna em um notebook já deu grandes prejuízos para mim. Alguns modelos simplesmente foram ignorados qualquer projeto de refrigeração, deixando o equipamento lento, travado e podendo até causar a queima de componentes na placa mãe.
Ainda mais que moro em Mato Grosso (Rondonópolis) no qual o tempo é muito “extremo” e que vária em 25°C podendo chegar aos 16°C no inverno e 45°C no verão, os equipamentos de informática precisam muito de um refresco.
Esse post eu fiz exatamente para tirar uma dúvida que escuto muito em minhas aulas de manutenção de computadores: “Professor, aquela base para refrigerar Notebook funciona aqui em Rondonópolis?”.


Antes de tudo, quero alertar que há vários modelos de base para refrigeração de notebooks e que não tenho condições para adquiri-los e testar qual é o melhor. Quero apenas mostrar alguns testes realizados com uma base que eu tenho e mostrar aqui no blog.
Para o teste foram usados:
-Notebook HP DV6 1355 DX (Processador Intel Core Duo 2 2.20 GHZ conforme a figura abaixo);
Uma base para Notebook com cooler Noteship da Leadership;
- O ambiente estava sem refrigeração na temperatura de 24º C (08:05 AM);
- O programa para verificação de temperatura interna simples (EVEREST – Está obsoleto mais é apenas para verificar a temperatura!);

O primeiro teste foi utilizar por 3 min o notebook com a base e verificar sua temperatura. Confira os dados do Everest abaixo:
Temperatura do processador: 59º C

O segundo teste foi feito sem a base no notebook para verificar sua temperatura por 3 min.
Temperatura do processador: 72º C
Conclusão

A base para notebook Noteship da Leadership mostrou em um teste simples que cumpre o que é prometido, reduzir a temperatura interna do notebook. Não é tão confortável carregar ela para aonde for, pois é grande e apresenta uma camada muito fina de plástico e já quase quebrei quando derrubei esses dias no chão. Se fizer uma conta rápida, ela reduziu 13º C! É pouco, mas lembre de que você não precisou abrir seu equipamento para isso! Outra vantagem é utilizar com a base o notebook no colo. Essa base eu paguei R$ 70,00 aqui mesmo em minha cidade e estou contente pelo investimento e recomendo para quem tem um notebook que está “fritando e travando” uma base de refrigeração para seu conforto e proteção do seu equipamento e não crie expectativas que vai reduzir mais do que 15º C.

 

©2012 Programa Osso | Template Blue by TNB