Programação para Tablets e Smartphones usando Android

|

Olá a todos! Eu quero compartilhar uma ideia que tive há uns dias atrás, na verdade com a rotina em dar aulas de programação escuto constantemente dos alunos:
"Mas professor, qual linguagem de programação é mais usada aqui em Rondonópolis? Qual dá mais dinheiro?" 
Aqui em Rondonópolis-MT a linguagem Delphi ainda domina o mercado. Mas não por muito tempo! Já é uma realidade algumas empresas estarem migrando para Java. Outras preferem permanecerem com .NET. Mas um mercado que vejo não só aqui na cidade mas em qualquer região crescer  é da computação móvel com a venda de tablets e smartphones. 


É errado pensar que uma linguagem dá mais dinheiro que outra. Conheço programadores que ganham bem com Delphi, outros que ganham mais com Java. Mas penso quem investir em programação Android vai sair na frente aqui na cidade.


Android não é um robô?

Para quem não conhece, Android é um sistema operacional móvel que roda sobre o núcleo Linux desenvolvido pela Google e permite ao desenvolvedor escreverem o software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via biblioteca. Atualmente existem mais de 315 mil aplicação disponível para Android, é claro que boa parte não atende a necessidade especifica do usuário.

Mas o que torna o Android sedutor é a forma do usuário personalizar seu aparelho (Tablet ou Smartphone) da forma que quiser. Imagine você precisa de um programa para calcular quanto vai custar no final do mês na conta de energia o uso de um equipamento eletrônico em casa. Pois é eu tive essa ideia e fiz um programa para meu tablet (imagem ao lado). 

Por isso pensei, por que não montar um curso de Android e oferecer aos meus alunos essa oportunidade? E foi ai que me deparei com alguns requisitos. Para programar em Android precisa ter muita noção de lógica e algoritmo, é ai que os alunos não tem paciência de aprender pois não veem as "janelinhas, botãozinho e tudo mais".  Dominar conceitos de orientação a objetos para trabalhar com a linguagem Java. Explicando melhor vou fazer um fluxograma que detalhei abaixo:

É, o caminho é longo, mas há recompensa! Posso até ter esquecido mais alguns conceitos, mas no geral seria esse caminho a ser traçado para ser um programador em Android.  Para quem gosta de desafios, é um prato cheio! Bons estudos!

 

©2012 Programa Osso | Template Blue by TNB